Sorvete de pipoca é fácil de fazer e fica muito gostoso

O verão tem muitas coisas boas. Férias, calor, sol, muitas horas de luz. e um monte de sorvetes. Sim, no inverno também podemos tomar sorvetes. Mas no verão eles se tornam muito mais apetitosos.

E entre todos os sorvetes, os sorvetes caseiros são certamente a melhor opção. Controlamos os ingredientes (sem conservantes, gorduras insanas ou açúcar) e eles também têm a vantagem de que podemos fazê-los do que quisermos.

Mas você sabia que é totalmente possível fazer sorvete de pipoca?

Publicidade

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer sorvete de pipoca, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Sorvete de pipoca é fácil de fazer e fica muito gostoso

Ingredientes

  • 150 g de grãos de milho
  • 500 g de creme de leite
  • 700 ml de leite integral
  • 60 g de manteiga sem sal
  • 2 vagens de baunilha
  • 4 gemas de ovo
  • 160 g de açúcar de confeiteiro
  • 1 e 1/2 colher de sopa de xarope de bordo ou agave
  • 1/2 colher de sopa pequena de pimenta preta
  • Sal

Como fazer?

Cozinhe a pipoca

A primeira preparação do sorvete será cozinhar a pipoca. Colocamos a manteiga em uma panela grande em fogo médio-alto. Após 5 minutos ou quando a manteiga começar a ficar castanha e espumosa, adicione os grãos de milho.

Cubra a panela e deixe que as pipocas sejam feitas, agitando a panela de vez em quando. Quando a pipoca estiver pronta, separe 140g em uma tigela grande e mais 40g à parte para depois caramelizar.

Preparação da mistura de sorvete de pipoca

A seguir, colocamos o creme e o leite na mesma panela que fizemos a pipoca. Adicionamos também as vagens de baunilha abertas com as sementes separadamente.

Cozinhamos em fogo baixo durante 8-10 minutos e retiramos do fogo pouco antes de começar a ferver. Despeje a mistura sobre a tigela de pipoca e mexa. Nós o cobrimos com papel transparente até esfriar e colocamos no freezer a noite toda.

Publicidade

No dia seguinte, continuamos a fazer o sorvete de pipoca. Tiramos a tigela do freezer e quando estiver à temperatura ambiente, passe a mistura através de uma peneira fina noutra tigela. Com a ajuda de uma colher, pressionamos a pipoca para que escorra bem. Descartamos a pipoca e as vagens de baunilha.

Depois, colocamos as gemas de ovo e 100g de açúcar de confeiteiro em uma tigela grande. Batemos até que tudo se integre e, em seguida, adicione a mistura anterior à tigela sem parar de bater.

Depois, colocamos a mistura novamente em uma panela grande com uma pitada de sal. Cozinhamos em fogo médio cerca de 7 minutos, mexendo constantemente. Depois, retiramos do calor para esfriar.

Publicidade

Caramelize a pipoca

Para terminar a receita de sorvete de pipoca só nos falta caramelizar as que tínhamos reservadas. Para isso, colocamos os outros 60g de açúcar de confeiteiro e o xarope em uma panela média. Cozinhamos em fogo médio durante 7 minutos, agitando a panela, mas sem mexer.

Quando o açúcar começar a dourar, baixamos o fogo um ponto e adicionamos a pipoca, algumas voltas pitadas de pimenta preta moída e meia colher pequena colher de sal.

Mexemos com cuidado, certificando-se de que o açúcar esteja por toda a panela e que impregne a pipoca. Em um minuto deve estar pronto, por isso, retiramos a pipoca do fogo e colocamos sobre um papel vegetal para esfriar.

Para servir, tire o sorvete do freezer e despeje as pipocas caramelizadas por cima.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS

RELACIONADOS